Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Casamento e Filhos
Uma visão da Europa

Na Europa casais partilham mais educação dos filhos e responsabilidades domésticas 

 
A família mais próxima ainda continua a ser a principal prioridade da vida dos europeus.

A novidade agora é que as responsabilidades domésticas, como a gestão da casa ou a educação dos filhos, passaram a ser partilhadas entre homens e mulheres. Um sinal de modernidade e uma das principais conclusões do capítulo "Família, Trabalho e Género " do segundo Inquérito Social Europeu 2004, apresentado ontem no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa.

"Um novo sentido da família" afirmou ao Diário de Notícias Anália Torres, uma das investigadoras do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). E uma realidade a juntar-se a outro padrão europeu revelado pelo estudo: a rejeição do " sacrifício do trabalho profissional feminino para dar prioridade aos homens em tempo de crise".

Dar prioridade aos homens não é o mais importante para as mulheres, mas, quando se trata de despender tempo com os filhos, o caso muda de figura. Grande parte dos europeus (47%) é de opinião que as mulheres devem estar "preparadas" para reduzir o seu trabalho remunerado em função do bem-estar da família. Mais longe desta idéia estão os escandinavos, que tendem a discordar.

Outra idéia em vias de extinção na Europa - embora nem tanto em Portugal - é a que considera o casamento indissolúvel quando estão em causa os filhos. Ou seja, 52,2% dos europeus acham que quando marido e mulher não se dão bem a existência de filhos não é motivo suficiente para manter o casamento. Mas se esta é uma convicção mais acentuada em países como a Suécia, a Finlândia ou a Dinamarca, em Espanha e Portugal as certezas já não são assim tantas e as raízes conservadoras falam mais alto.

Na Polônia, na Grécia e na Ucrânia a inclinação vai ainda mais no sentido de continuar a aceitar que a manutenção do casal é importante para o bem-estar dos filhos. Entre gêneros também há algumas diferenças, sendo os homens os que mais se inclinam para esta convicção da indissolubilidade do casamento.

Rita Carvalho  - Diário de Notícias - Portugal  

 

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.



          

 Festas em Buffet Infantil
 Buffet Infantil
 Festas de Aniversário
 Festas de Aniversário
 Agressão nas escolas – o Bullying

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços
Anuncie no C&Cia

Lista de Presentes

Calígrafos e Convites


Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia