Pela primeira vez seu filho sairá do âmbito familiar e deverá ambientar-se e socializar-se em uma nova realidade. 
Começa aqui a grande aventura: em pouco tempo seu filho dividirá a escola materna com o mundo externo e iniciará uma fase importante de sua vida. Será o seu “debut” na sociedade, que o levará a grandes conquistas. Mas as dúvidas são tantas: como prepará-lo para essa nova experiência? Como fazer essa fase parecer satisfatória no início? Ele comerá bem? Ele ficará doente? 
Seguem para você alguns conselhos: 1) Fale da escola como um local onde ele poderá divertir-se junto a muitas crianças. 
2) Prepare seu filho com antecedência mostrando a escola, indo comprar o uniforme, a lancheira, ou seja tudo que ele necessitará. 3) Saiba o nome da professora e comunique a ele, para familiarizá-lo. Você poderá dizer por exemplo: “Tia Lucia brincará com você, vocês farão desenhos juntos”. É importante que você conheça a professora pessoalmente, assim poderá descrevê-la fisicamente. 
4) Se você conhece outros pais de crianças que irão frequentar a mesma escola, organize um pequeno grupo para ter companhia no percurso de ida e volta à escola. Quanto mais forem reduzidos os elementos de novidades, mais fácil e tranquilo será a experiência da criança. 5) Não apresentar seu filho ao professor como um “pestinha”, tampouco como um “tímido e frágil”. Deixe que os educadores o conheçam e o integrem ao grupo.

6) Se possível, os pais devem apresentá-lo à escola e não os avós ou babás. Neste importante momento de sua vida é importantíssimo que a criança sinta a presença da mamãe e do papai. Tratar de conter sua ansiedade e acreditar que seu filho conseguirá é a primeira regra.
Se você está muito preocupada, pense no seguinte: Sua ansiedade poderá esconder o temor que seu filho não dependa mais inteiramente de você e que se apegue demais aos educadores. Matéria produzida pela colaboradora, S.M. |