Que tarefa difícil essa, ter que enfrentar uma responsabilidade, uma gravidez sem qualquer tipo de preparação prévia. Muitas jovens vivem esse problema hoje em dia. 
Qual seria o verdadeiro motivo para esse “descuido”? Falta de informação? A gravidez não planejada e ainda precoce muda radicalmente a vida da jovem mãe. Ela terá que se privar de uma série de coisas que gostava de realizar, para ter um cuidado maior com sua nova condição e cuidar de uma outra criança. Às vezes, os incômodos aparecem já na gestação e aí é que surgem os maiores problemas e perigos à saúde da mamãe e do bebê. 
Depois do parto, aparecem as novas responsabilidades que requerem da jovem mãe tempo e disponibilidade para seu bebê, surgindo assim situações inesperadas e atitudes impensadas. Para cada problema existe uma solução. O melhor mesmo é se prevenir e planejar. Os pais devem ter um diálogo aberto com os filhos, falar sobre a prevenção, sobre sexo, sobre os meios contraceptivos e insistir no uso da camisinha. Se mesmo assim, sua filha engravidar, mostre a ela que errou e exija que assuma a responsabilidade, evite brigar, ao contrário acolha e oriente sempre. Esteja presente em todos os momentos da vida da sua filha, não fique alheia aos problemas, dificuldades e angústias. Mostre a ela que a ama e que é companheira para todas as horas, todos os momentos da vida. Matéria produzida por M.H. , educadora e colaboradora do C&Cia |