Enquete
Qual estação do ano você escolhe para seu casamento?
 
Noivado
como aproveitá-lo melhor

Antigamente o período de noivado era bem definido e conhecido pelo tempo no qual os noivos preparavam todos os detalhes para o casamento e também uma forma para mostrar a sociedade, amigos e parentes que o relacionamento era algo mais sério que apenas um namoro. As mães se empenhavam em terminar logo o enxoval, com as outras peças já prontas no baú. E os noivos iam investindo todo o dinheiro na compra dos moveis para a casa e na construção do novo lar.

O tempo ideal para um noivado era entre seis meses e um ano. Podendo demorar mais dependendo dos planos do casal, como terminar a construção ou a compra dos moveis ainda não adquiridos, caso já tivessem um teto pronto. Ainda assim alguns noivados podiam durar anos dependendo do que pretendiam fazer: terminar estudos, conseguir melhor emprego, ou até mesmo pela sensação de despreparo.

Atualmente muitos casais pulam essa etapa da tradição e vão morar juntos assim que alugam um local e passam a dividir despesas, já  fazendo um test drive para pesquisar as afinidades ou mesmo por que não suportam mais viver longe. Sabe-se que a maior parte dos casais que optam por morar juntos acabam finalmente casando-se porque se sentem mais seguros para isso, querem agradar os pais, ou até mesmo pelos filhos que estão chegando.

Para os casais que ficam noivos, não moram juntos e pretendem fazer o ritual do casamento, surge a dica para já se preparem com conversas e verificarem o que pretendem quanto a cerimônia. Nessas conversas sobre o tipo, local, musicas, convidados, festas, igrejas, quem serão os padrinhos, trajes de casamento, muitos detalhes já podem ser escolhidos. Sugerimos papel e caneta, para anotarem detalhes definidos e não esquecerem os acertos.

Geralmente a noiva já tem mais noção do que deseja, pois sendo a mulher mais observadora, já andou notando em casamentos anteriores detalhes que deseja para o seu próprio casamento.

Alem dos detalhes da cerimônia em si, o noivado é tempo para o casal passar mais tempo juntos e se conhecerem melhor. Tempo para freqüentar a casa do outro e observar como ele ou ela se relaciona com a família e sua rotina. Viagens e passeios, para se conhecerem em situações diferentes também ajudam a se conhecerem melhor.

Enfim estar noivo não é apenas preocupação com detalhes e cerimonial, mas um tempo bom para se conhecer a pessoa que escolheu para passar o resto de sua vida junto!

Pensando em proporcionar para os noivos sugestões de material de leitura o C&Cia, pesquisou literatura para noivas contendo detalhes e dicas práticas para a preparação do grande dia, sugestões para o cerimonial e muitas outras, visando assim preparar os noivos da melhor forma possível!

Essas sinopses foram retiradas da própria internet, não temos como orientar preço ou forma de aquisição, aqui encontram-se apenas sugestão de literatura altamente recomendável para noivas que desejam se preparar adequadamente através de material mais explicito e sugestões para o grande dia.

Case e Arrase: um Guia para Organizar Seu Grande Dia - 2 Vols.  -

autora-Claudia Matarazzo

1997 - "Case e Arrase - um guia para seu grande dia" – sendo de 1997   é  o primeiro livro de etiqueta para casamento no Brasil. Atualmente se encontra esgotado, mas com certeza deve ter em qualquer boa biblioteca, este livro é um verdadeiro manual para a noiva, e serve como um guia para organizar seu grande dia: o dia de seu Casamento. Desde a escolha dos padrinhos, do vestido, dos convites, este livro inclui tudo o que os noivos precisam para se organizarem, com dicas praticas e idéias bem claras a serem seguidas por toda noiva que deseja arrasar no dia de seu casamento. Serve para ajudar os pais dos noivos e qualquer outra pessoa que esteja envolvida nos preparativos de um casamento, pois "Case e Arrase", é um verdadeiro guia passo-a-passo para que os noivos, pais, padrinhos e convidados vivam o grande dia com elegância e eficiência.

Fiquei Noiva!

autora-Veronika Vajda

Geralmente, logo depois da alegria que vem com o pedido de casamento, muitos noivos (e suas famílias) se vêem diante de uma série de inquietantes interrogações: “E agora? O que fazer? Que tipo de festa, de roupa? Quando? Onde? Para quantos convidados? Como providenciar todos os detalhes do casamento, cumprir os prazos e ainda uma festa com bom gosto e dentro do orçamento? Agora, pela primeira vez no Brasil, um livro chega para ser o maior aliado de quem quer organizar uma impecável cerimônia de casamento. Em Fiquei Noiva! Veronika Vajda ajuda você a montar um cronograma geral com tudo aquilo que pode fazer parte de uma cerimônia, desde a escolha certa do local até pequeninos detalhes como, por exemplo, se é melhor fotografar em digital ou no método convencional. Além de trazer importantes dicas sobre como organizar as cerimônias civil e religiosa, os documentos necessários, a união de pessoas de religiões diferentes, a seleção de músicas, etc.

Casamento sem Frescura

Autora Claudia Matarazzo

Dicas quentes para fazer uma festa de casamento elegante com opções para todos os bolsos. Como organizar o tempo, arrumar a nova casa, avaliar a quantidade de bebida e comida consumida, além de sugestões para o vestido da noiva e o traje do noivo, feitas por quem entende do assunto. Neste livro, Cláudia Matarazzo ajudará os noivos a decidir o estilo do casamento, escolher suas roupas, bem como a dos pais e padrinhos, definir decoração e música na igreja e no salão da festa, conhecer os diversos tipos de convite, selecionar o bufê que mais combinará com o estilo e o horário do casamento, além de dar dicas sobre dama e pajem, chá-de-cozinha e chá-bar, lista de convidados e de presentes, fotografia, vídeo, enxoval e lua-de-mel.

Do site da USP: Casamento sem frescura é um guia para festas de casamento para todos os bolsos. Dicas como quantas pessoas deve-se convidar, como organizar o seu tempo, o que servir, decoração, quais os melhores horários para festas e como o noivo deve se vestir, estão presentes no livro, entre tantas outras dicas práticas para um casamento original, sem frescura e com muita personalidade
 

Festas que Dão Baile: as Melhores Dicas para Você Brilhar

Autora: Gilda Chataigneier

Do site Submarino: Quem nunca sonhou com uma festa cigana orquestrada por violinos, não quebrou a cabeça para organizar um casamento civil original ou ainda uma festa encantada para crianças? Ou talvez, pensou como seduzir um novo-solteiro num jantar bem articulado? Quase todo o mundo já viveu essas interrogativas situações e imaginou executá-las. Só que na hora de costurar todas as facetas de cada festa, a vontade é a de pedir socorro, de fugir, de deixar o evento tão desejado para outra ocasião. Sentindo as dificuldades que as pessoas encontram em realizar suas festas, foi que a jornalista, escritora e professora universitária de moda Gilda Chataignier – apaixonada por comportamento, costumes e louca por uma boa festa – resolveu dar uma ajuda substancial para os festeiros em potencial em Festas que dão baile. O estilo do livro é o de uma grande reportagem, feita através de entrevistas com toda uma galeria de personagens que ilustram festas: organizadores, promoters, colunáveis ou chiques que não gostam de se mostrar, decoradores, bufeteiros (com certeza um neologismo que pegou), boleiras & doceiras, floristas, paisagistas, jornalistas, fotógrafos, músicos, DJs, artistas gráficos e plásticos, cenógrafos, fogueteiros, assessores de imprensa e outros mais, inclusive penetras, uma instituição. O interessante nesse livro é que as pessoas contam tudo com os mínimos detalhes. Sem ser um guia de etiqueta nem um manual tipo revista feminina, Festas que dão baile relata com uma linguagem cheia de charme todos os truques e as dicas indispensáveis para que qualquer festa seja brilhante. Há capítulos sobre festas clássicas, como casamentos de todos os credos, bodas de ouro, 15 anos ou também 50, bar mitzvah, primeira comunhão, aniversários, Natal, réveillon e até carnaval. Mas há novidades atrevidas e pouco ortodoxas, tais como comemorações gays, raves sob o som de bate-estacas, românticos encontros solitários, as 1.001 noites que enlouquecem os homens com a dança do ventre, inacreditáveis festas temáticas ou deslumbrantes noites que celebram a cultura. Sempre o desenho completo de uma verdadeira antologia festiva, traçado com leveza e humor. Para dar mais molho e mais glamour, a autora termina cada capítulo com um delicioso “Água na Boca” – receitas de gente famosa, quituteiros de primeira – e um esclarecedor “Com que Roupa”, onde estilistas, especialistas e a própria Gilda dão as coordenadas sobre o que vestir em cada festa específica.

Casamento Prêt-à-Porter

Autora:Alba Noschese

Sobre o livro: Casamento prêt-à-porter não é um livro de etiquetas ou de truques. Escrito por Alba Noschese, lança novos olhares sobre o evento por meio de linguagem informal com dicas de quem tem mais de 30 anos de experiência no ramo. “Falo de comportamento, de atitude e, principalmente, de posturas pessoais mais novas e atuais para um acontecimento tão tradicional”, afirma a autora. É o primeiro livro de Alba Noschese, estilista que mantém um atelier de nouvelle couture de vestidos de noivas e presta consultoria a alguns dos mais sofisticados e diferenciados casamentos do país.
Alba dá dicas de como organizar o casamento - cerimônia e festa - e aborda temas como a união homossexual, casar grávida, o segundo casamento etc. Ensina também como lidar com os diferentes pontos de vista das pessoas envolvidas para realizar o evento dos sonhos. “Planejar um casamento é lidar com emoções, com expectativas diferentes, com estresse, dinheiro. Tudo pode, só depende como”, diz. E pode mesmo. Alba sugere até uma reunião com salgados de uma padaria como alternativa mais simples. “Geralmente elas são especialistas em sanduíches gostosos, que você pode pedir que sejam feitos em pão de forma sem casca, recheados com pastas variadas e cortados em quadrados pequenos. Escolha uma seleção de pães fresquinhos, frios e manteiga de boa qualidade. Compre refrigerantes, vinho tinto e convide as vinte pessoas mais queridas para um piquenique no parque. Peça o bolo de presente. Está feita a festa”, diz.

Editado pela Conex, Casamento prêt-à-porter tem apresentação da escritora e consultora de estilo Gloria Kalil.

 

Artigo produzido por colaboradora do C&Cia.

 

Matéria publicada pelo C&Cia, para melhorar seu namoro, noivado, casamento, casamentos e ajudar as noivas e casais.


          

 Jantar Romântico no Dia dos Namorados
 Jantar do Dia dos Namorados
 Nonagenários voltam a se casar...
 Como escolher as bebidas para a Ceia de Ano Novo
 Traje a Rigor (Black Tie)

                      Publicidade
Advertisement

Advertisement

Advertisement

Advertisement

               Guia de serviços

Lista de Presentes

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia

Calígrafos e Convites

Anuncie no C&Cia

Anuncie no C&Cia